[reGOSH] - Encontros para estudo e reflexão sobre ciência e tencologia

No encontro do dia 20/11 combinamos iniciar um grupo de estudo sobre ciência e tecnologia, para pensarmos e refletirmos sobre que tipo de ciência e tecnologia abertas e livres queremos fazer e promover.

Os encontros serão abertos para todas as pessoas, e não são obrigatórios para ninguém. Não são reuniões para tomadas de decisão, são encontros para reflexão e conversas sobre temas propostos por nós mesmos.

Quando?

Os encontros vão ocorrer toda sexta-feira (viernes), às 10h do Brasil (-3 GTM).

Onde?

Via Jitsi aqui.

Sobre o quê?

Ao longo da semana vamos compartilhar nesse post pequenos vídeos e materiais curtos (de preferência com legenda) para motivar a discussão da reunião.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que queira se engajr em discussões sobre o tema.

As reuniões serão registradas?

Em geral, as reuniões não serão gravadas, mas, quando, e se, forem, será avisado. As anotações sobre o discutido nos encontros será publicada como resposta a esse post, assim a discussão pode ter continuidade para além dos encontros.

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Encontro do dia 04/12

Vamos iniciar esses encontros discutindo sobre diálogo e o dialógico. No encontro anterior discutimos sobre a ideia de “tecnologias dialógicas”, ou ainda, “tecnologias do diálogo”. Resolvi então propror que a gente estude um pouco sobre Paulo Freire, educador brasileiro.

Freire fala da educação com o diálogo e da educação dialógica. Ambos são importantes e acho que tem relação com o que estamos pensando.

O diálogo é sobre os professores se abrirem para o diálogo com os estudantes, abrir para o diálogo é reconhecer que os estudantes tem saberes práticos e da experiência que tem muito valor. Como o seu objetivo é uma educação que crie o pensamento crítico, o diálogo é a ideia de “transformar” os saberes da experiência em saberes críticos, ou seja, que tenham criticidade em relação a própria realidade.

Então, que tipo de diálogos a ciência e a tecnologia podem criar? São as tecnologias o resultado do diálogo, ou elas promovem o diálogo?

Bueno, a outra expressão é a educação dialógica. A dialógica é a conversa entre a ação e a palavra, entre a prática e a reflexão. Para Freire, essas duas coisas devem se complementar. A reflexão deve se refletir na prática, e a prática deve refletir a ação.
Então, tecnologias dialógicas seriam tecnologias que conseguem incorporar os valores das nossas reflexões?

Bom, para entender melhor, escolhi dois pequenos vídeos sobre o livro de Freire “Pedagogia da Autonomia”. O primeiro vídeo é sobre o dialógico e o segundo sobre o diálogo.
As legendas automáticas do youtube estão bem boas nesse vídeo!

  • Lembrando que o encontro é aberto, então todo mundo pode participar.

  • Ideias e reflexões sobre o assunto podem ser publicadas como resposta a esse post.

Material extra: Quem é Paulo Freire?

Para quem quiser saber um pouco mais sobre Freire, sugiro esses dois vídeos:

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Me olvide eran los viernes.
Si se reagenda este encuentro me sumo.
Hermosa iniciativa:)

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Pessoal!
Pelas conversas que tivemos por e-mail, acho mais interessante começarmos esses encontros em janeiro, depois das festas de final de ano!
Em janeiro voltamos aqui conversar!