[reGOSH] ¿Cómo hacemos residencias en una pandemia?

Hola a todos, este post está abierto a cualquiera que tenga ideas sobre cómo podemos realizar residencias GOSH en Latinoamérica, en un contexto de distanciamiento social, pandemia, no poder viajar.

Tiro una idea:

  • Definimos 3 proyectos que nos interesen, usamos la plata para comprar materiales, se los enviamos a los nodos por correo y nos juntamos virtualmente a trabajar cada uno en los proyectos durante unos cuantos días, compartimos conocimientos, qué se nos dificulta, etc.

Ideas???

1 Like

Otra idea más, que me había acercado @magic.towers y a mí se me fue entre las arrugas del cerebro:

  • Evento conjunto reGOSH-RICAP online, no es una residencia pero podemos hacer talleres, charlas, juntarnos con la gente de la RICAP que en definitiva, son quienes pueden usar nuestras herramientas
2 Likes

Acho legal as duas ideias.

Seria um baita exercício de documentação e de colaboração não presencial!
Algo que seria itneressante seria escolher os projetos e listar que tipo de colaboração eles precisam (2 pessoas para eletrônica, 2 para python, 1 para web-dev, etc.) . Assim as pessoas podem se candidatar para apoiar os projetos de uma forma mais “eficiente”, ou “objetiva”.

Além disso, palestras, talleres (oficinas), etc. Isso é mais “fácil” de organizar.

Outra ideia é fazer eventos do tipo congresso, com apresentação de trabalho, e etc. (tecnox?)

Acho que pode ser um bom momento para juntarmos energia para escrever um artigo sobre o regosh, esse pode inclusive ser um dos projetos da residência!!

Um encontro reGOSH-ricap seria muito legal! Acho que poderia ser um encontro de Ciência Aberta + Tecnologias Livres + Ciência Participativa/Cidadã. Podem ter 3 grandes paines, falando sobre o assunto, e depois fazer pequenos grupos (5,6 pessoas) que misturem pessoas dessas área para que umas ensinem as outras e que compartilhem sua vontades, necessidades, etc. Poderiamos focar em separar por países, ou por área de atuação (saúde, aves, física, etc.), mas misturar os movimentos (tec. livres e cie. participativa, etc.)

Hola @marinappdf!!

Mi idea era juntar esfuerzos de tres frentes RICAP reGosh y CIACIAR (congreso argentino de ciencia abierta y ciudadana). Lo que propones esta súper en línea con eso y me encanta.

Yo habia pensado en un especié de presentaciones y talleres en modalidad virtual. Pero creo que hay que analizar posibilidades. Son ideas y dudas por eso creo que hay que pensarlas en colectivo.

Que opinan??

Saludos

Diego

1 Like

Olhando o edital do Ideatorio, tive uma ideia para uma residência com projetos.

Projetos são escolhidos e uma plataforma de colaboração aberta (fórum, git) é disponibilizada.
Podemos fazer uma chamada para submissão de projetos, ou podemos escolher os projetos dos nodos que achamos que podem fazer mais sucesso, que esteja mais avançado, ou que seja mais fácil colaborar à distância.

A partir dos projetos selecionados, podemos abrir a seleção para colaboradores, as pessoas se inscrevem diretamente nos projetos que querem colaborar e indicam como querem colaborar, quais suas habilidades.

1 Like