[reGOSH] Gobernanza: grupos, responsabilidades y documentación

Sim, nós podemos criar usuários para todos e deixar documentos públicos e os que tiverem informações sensiveis podemos deixar restritos.

1 Like

Eu acho legal, só me preocupo com como vamos manter isso no ar. É um problema similar ao do site git: precisamos de alguém (1, 2, 3 pessoas) responsáveis por cuidar e gerenciar a infraestrutura. Por isso sugeri na outra reunião termos “cargos” na rede, que nem existem os coordenadores, podem também ter os “suporte” (que não precisam ser coordenadores) e que gostam de resolver esses problemas técnicos. Isso é uma discussão para outro momento, mas acho importante que isso seja levado em conta nessa decisão.

Dada a urgencia da necessidade de termos um espaço para documentar, eu apoio a instalação.

3 Likes

Hola
Estoy de acuerdo con que estaría bueno repartirse un poco los roles y también con que la información sensible quede resguardada.
Me parece igual que hay luz verde para nextcloud
Saludos

2 Likes

Items para discutir de gobernanza:

  • Que grupos necesitamos?

  • Que decisiones pueden tomar esos grupos de forma autonoma y cuales requieren consulta a los coordinadores?

  • Como se toman las decisiones (consenso, voto, hay decisiones mas rapidas que pueden requerir solo 2/3 aprobaciones?)

  • Responsabilidades de los coordinadores, y como se eligen

Algun otro??

1 Like

Hola a todes,

En RICAP hicimos unos documentos de gobernanza. Por ahi les sirve como parámetro. http://cienciaparticipativa.net/documentos/
Es algo nuevo, y de a poco lo ponemos a prueba y seguramente a medida que sea necesario pasar por ellos vamos a tener que hacer ajustes.
Todos los comentarios son bienvenidos.
Diego

3 Likes

Buenas,
Yo también estoy de acuerdo con instalar NextCloud en el servidor de la red. Les dejo un videito de presentación de Nextcloud con subtítulos en español para que compartan con todos los miembros de los nodos para que los que no tengan idea de qué se trata puedan tener un pantallazo.

Respondiendo a algunas de las preguntas de Juli, me parece que está claro que uno de los grupos que hace falta es el de soporte técnico. Creo que las responsabilidades del grupo deben ser: instalar las herramientas que la red decida en el servidor, garantizar que esas herramientas funcionen.

Propongo que una vez definidos los grupos, los integrantes de la red que lo deseen puedan postularse. Como los cargos son rotativos, la selección de los colaboradores no debería ser un problema.

Respecto a cómo se toman las decisiones, propongo que se postee el tema en el foro y se establezca un plazo razonable para responder. Los coordinadores responderán en función de lo que se haya decidido al interior de cada nodo. La decisión final se puede tomar en función de la respuesta posteada por los coordinadores.

Saludos

2 Likes

Sim, um grupo de suporte técnico!
E também o grupo da organização financeira.

Gostei da sugestão do Pablo para tomada de decisões.

Outras perguntas:

  • Duração de cada cargo (6 meses, 1 ano,… . )
1 Like

Ok, vamos avançar com a instalação do NextCloud. Precisamos levantar a demanda que teremos para definir a máquina que iremos contratar. Provavelmente utilizaremos o NextCloud ao mesmo tempo entre 10 ou mais pessoas? Através destes requisitos conseguirei levantar os gastos, interoperabilidade do nosso sistema e prazo para instalar o serviço para a Rede.

3 Likes

Hola Cristian! Perdon no entendi bien, estas preguntando cuanta gente necesita acceso al mismo tiempo?

Sim, preciso saber a opinião de vocês. Em um caso específico, qual será o número máximo de usuários da REGOSH utilizando o nextcoud ao mesmo tempo para editar documentos, planilhas? Digo somos quantos coordenadores, quantos membros em cada nodo? Através daqueles que sabemos que são mais ativos podemos estimar um número, com está informação farei a instalação mais apropriada para nos atender.

1 Like

Hola Cristthian
Me parece que si hacemos la instalación para 20 vamos a estar bien pensando en hasta 2 personas por nodo y teniendo un margen por si alguna persona mas precisa sumarse.

3 Likes

Concordo com @nanocastro

+1 @nanocastro

@C.Arpino , como está o andamento desse trabalho?

@marinappdf, obrigado por perguntar. Isso está parado no momento enquanto eu estou finalizando alguns projetos no LabLivre. Assim que eu terminar essas coisas farei a instalação, logo quando retomar isso aviso por aqui. Se alguém quiser fazer a instalação, fique a vontade.

1 Like

Hola! Después de la última reunión acordamos que yo iba a proponer un esqueleto de gobernanza, basado en el ejemplo de la red RICAP y nuestras discusiones previas.

Pensé que llegaba a hacerlo la semana pasada pero recién lo terminé, perdón por la demora.

En este link pueden ver el documento: reGOSH - Acuerdos de gobernanza

El documento está abierto a comentarios hasta el jueves 22 de octubre, para poder reportarlo en la reunión de coordinación del 23 de octubre. En esa reunión vemos cómo seguimos.

3 Likes

buenas
ahi le di una primer pasada al doc. Gracias @jarancio por el laburo.
Me parece que está bueno para ir clarificando los temas de gobernanza y afinando los objetivos específicos para tener un horizonte de laburo mas claro.

1 Like

Adorei a proposta. É bem simples, pouco burocrática. Acho que é um bom começo.
Eu fiz vários comentários!
:smiley:

Hola amiges!

É com muita satísfação e depois de muito trabalho coletivo que anúncio que os NextCloud da Rede (https://nube.libres.cc/) está no ar! A documentação de instalação já está em um arquivo em nosso servidor e podem acessar aqui.

Até o final de semana eu envio em anexo um calendário de testes e instruções para prosseguirmos com a criação de usuário para todes membres de todes nodos que solicitarem acesso agora. Depois de criarmos usuários para todes e realizarmos os testes de performance enviarei outra mensagem para solicitar que me enviem todos os arquivos ou links de documentos e referencias do REGOSH para que possamos ter tudo organizado (em casa) no nosso próprio servidor e livres da dependência de bigtech evil companies.

Somos todos grato pela ajuda do Iuri Guilherme (matehackers - POA), Pablo Cremades e Nico, pela inestimável colaboração! Sem vocês nada disso seria possível!

O melhor para todos!
Abraço!

3 Likes

hola todes
que buena noticia, muchas gracias!
quedo atento a las instrucciones para empezar a usar la plataforma
saludos

2 Likes